Colaboradoras
Comentários 4

Para as mulheres negras, só o amor próprio não basta

(Por Milena Badu)

Alguns dias eu acordo querendo ser mulher branca, pedindo todo tempo pra Deus cabelos lisos e olhos claros. E antes que elogiem minha beleza e a estética da mulher negra, entendam que isso é sobre racismo e privilégios.

Quando eu oro pra acordar como uma mulher branca, a oração não vem porque minha pele não me agrada e sim porque agressões diárias são cansativas.

Eu oro pra ter acesso aquela cargo de emprego que me é negado, eu oro pra ser hipervalorizada pela sociedade, eu oro pra ser enaltecida pelos meus traços, eu oro pra que eu não tente mais mudar meu cabelo, meu nariz, meus lábios, eu oro pra não tenham mais nojo dos meus mamilos e vagina preta.

tumblr_oe6lg1tscs1tnsv9ho1_1280

A luta, a força e a garra são cansativas. A oração é o pedido mais sincero que eu faço pra que eu tente sair desse campo minado de machismo, misoginia e racismo. E o que a oração me traz como resposta é que só o amor próprio não basta, só a guerra, a luta e a força não basta. Eu tenho que estar lúcida de todo o espaço que a sociedade me exclui e que da forma que ela tenta me inferiorizar.

O conforto que eu recebo de Deus pra continuar são as energias dos meus ancestrais pra continuar e prosseguir sem que o desânimo tome todo o espaço do meu coração. E como mulher negra, que a energia que gira entre nós é a mais forte e é que não vai nós fazer desistir de ocupar tudo que é nosso.

tumblr_o3q6bewlne1r2r773o2_540

 

Anúncios

4 comentários

  1. Que texto lindamente triste 😦 É terrível pensar quantas negras se sentem assim, há quanto tempo negras se sentem assim… E demais não-brancas…

    Curtir

  2. Raquel diz

    É exatamente assim que me sinto.
    Obrigada pelo texto ❤
    Toda força, coragem e amor de nós e pra nós!!

    Curtir

  3. Ragnel Vandelli diz

    Esse relato me fez lembrar do de uma amiga, que saiu namorou um cara branco, e ele uma vez disso à ela: “Sua vagina, é a mais escura que já vi, é estanho mas eu gosto”
    😢

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s