Mulher na Arte
Deixe um comentário

Submissa? Yijun Liao inverte papeis de gênero em série fotográfica

Ainda que a mulher alemã trabalhe mais fora do que a iraniana, ou que em alguns países as mulheres possuam mais autonomia sobre seus corpos e destinos do que em outros, um fator que atravessa as mais diversas culturas e religiões é o papel de submissão e servilidade que a mulher tradicionalmente ocupa nos relacionamentos afetivos.

Espera-se que a mulher seja sempre doce e paciente; discreta, delicada e prestativa; resignada na execução de suas tarefas; disposta a abdicar da própria vida e sonhos em prol de maridos e filhos. Como diria Vinicius de Moraes em Soneto da Mulher Ideal, é preciso que a mulher saiba “sofrer pelo seu amor e ser só perdão”. É de bom tom que ela tenha apetite sexual moderado e monogâmico e esteja sempre disposta a servir e agradar.

Com acidez e bom humor, a artista chinesa Yijun Liao questiona todos esses pressupostos em “Experimental Relationship” (Relacionamento Experimental), uma série de fotos que tira com seu namorado Moro. Nas imagens, o casal subverte os tradicionais papéis de gênero estabelecidos pelos padrões heteronormativos de afetividade, experimentando uma nova forma de se relacionar.

startyourdaywithagoodbreakfasttogether20091

Start your day with a good breakfast together (Comece o dia com um bom café da manhã à dois)

Home-made Sushi

Home-made Sushi (Suhi Caseiro)

“Como uma mulher criada na China, eu pensava que eu só poderia me apaixonar por alguém que fosse mais velho e mais maduro do que eu, alguém que pudesse ser meu mentor e protetor. Então, eu conheci meu atual namorado, Moro, que é 5 anos mais novo do que eu. Eu imediatamente senti que todo meu conceito de relacionamentos havia mudado. De repente, eu virei a pessoa com mais autoridade e poder”, afirmou Yijun para o portal Lenscratch.

É Yijun quem dirige e controla as poses, gestos e interações. Ao colocar o namorado prostrado em cima de uma mesa de café da manhã com um mamão em seu sexo, ou sentar-se triunfante em cima dele, Yijun assume um papel ativo e dominante, que é teoricamente masculino. Moro, por outro lado, é retratado como um ser frágil , submisso e delicado, dirigido pela namorada e muitas vezes em posição inferior, ou simplesmente passiva, em relação ao corpo dela.

“Eu nunca tinha pensado que a série era estranha até que meus professores e colegas do curso de fotografia começaram a me perguntar como eu poderia tratar meu namorado assim”, Liao afirmou ao Huffington Post, “Então eu percebi que o que acontecia naturalmente em nosso relacionamento era considerado fora da norma para as outras pessoas, o que é interessante e problemático ao mesmo tempo”.

A fotógrafa revela ainda que sendo ela chinesa e ele japonês, a série exprime também uma certa relação de amor e ódio entre os dois países. Carregadas de ironia, as legendas das fotos merecem destaque.

Hush, Baby

Hush, Baby (Cale-se, baby)

Mind-control is a woman's essential skill (Controlar a mente é uma habilidade essencial para mulheres)

Mind-control is a woman’s essential skill (Controlar a mente é uma habilidade essencial para mulheres)

You don't have to be a boy to be my boyfriend

You don’t have to be a boy to be my boyfriend (Você não precisa ser um menino para ser meu namorado)

Relationships work best when each partner knows their proper place.

Relationships work best when each partner knows their proper place (Relacionamentos funcionam melhor quando cada parceiro sabe seu lugar adequado)

Intimacy will improve your relationship.

Intimacy will improve your relationship (Intimidade vai melhorar seu relacionamento)

How to build a relationship with layered meanings

How to build a relationship with layered meanings (Como construir um relacionamento com camadas de significados)

Além dos trabalhos aqui apresentados, você pode conhecer mais do trabalho de Yijun Liao no site dela ou em sua página no Facebook.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s